sábado, 20 de novembro de 2021
quinta-feira, 11 de junho de 2020
DIREITO DE MATAR...
Matéria publicada nas redes sociais em 12 de fevereiro de 2020 .
O pacote anti-crime do Sérgio Moro é um autêntico projeto para obter o direito de matar. Por falta de manutenção de efetivas e sérias políticas públicas, da metade do Governo Dilma para cá a empregabilidade degringolou e os 12 milhões de desempregados mantidos com uma política de um Presidente hoje amargando um cárcere, foram todos demitidos, inclusive pessoas de alto nível acadêmico e experiencial, muitos dos quais viraram ociosos e mendigos, portando a um passo da delinquência e da bandidagem.
Em face disto, os bandidos e facínoras estão se avolumando e cometendo a miúde latrocínios dos mais hediondos. Isto só poderia ter sido evitado se houvesse adrede uma política de inclusão a longo prazo com um modelo de bem-estar social. Nunca de abandono como está se apresentando hoje! Jovens que se criaram ao léu e desempregados em longo prazo viram bandidos, a não ser que tenham pais com bom poder aquisitivo p´ra sustentá-los. Agora quer o governo o Direito de MATAR! Eu explico. O projeto do Moro prevê na Lei (altamente discutível) uma tênue linha entre a "legítima defesa" e o "constrangimento do Estado em supostos crimes. Em outras palavras, agora o Estado brasileiro quer resolver "a bala" o que ELE (o Estado) deveria resolver com políticas públicas com dinheiro da arrecadação já que é o povão que PAGA TUDO. Eu, aos meus 80 anos não esperava ver um país nestas condições, especialmente porque estudei Sociologia e Política e estes conhecimentos não admite soluções desta espécie. Minha previsão estava correta, já que escrevi isto antes da Lei draconiana a ser sancionada e o ex-presidente (preso) já havia levemente comentado. Mesmo com a exclusão da "figura legal", mas imoral da tal "excludente de ilicitude", os efeitos práticos nefastos ja se fizeram aparecer. Ontem, por ex, publicaram na BAND o caso de dois motoqueiros (entregadores) que passaram em frente a dois policiais; o primeiro passou, mas o segundo um dos policiais deu um tiro (sem rumo?) e acertou a vítima. Depois, declarou que foi um "acidente com o disparo. Vá contar isto p´'ra um débil mental! Ela ( apolícia) está mesma toda confortável achando que agora vai ficar fácil se esquivar do ato delituoso. Imaginem se tivessem conseguido aprovar a "excludente de ilicitude"Aí, então, os criminosos iam "aparecer em pilhas" pelas quebradas dos bairros, favelas e morros, quando os policiais nem iam ser interpelados, valendo apenas as " suas declarações" (mentirosas é claro!) de que o criminosos reagiu! Repito e continuo repetindo: bandidos são vítimas da ausência efetiva de projetos de inclusão social e reabilitação de delinquentes, já que a cada cinco anos nova geração (milhares) de jovens adolescentes estarão perambulando pelas cidades brasileiras que, sem emprego, sem escola de tempo integral, para que os país possam trabalhar, certamente serão os bandidos e facínoras de amanhã. E aí não adianta ficar gritando lá do fundo precipício " Pátriaaaaaa..amadaaaaa...Brazil...zil...zil...zil...
(Ass. Ivan Veronesi - pai)
(Ass. Ivan Veronesi - pai)
terça-feira, 11 de junho de 2019
PARCERIAS PÚBLICO/PRIVADAS DO DÓRIA...
Agora à noite no Canal da Band vi, ao vivo, o atual governador do Estado de São Paulo falar diante de Jornalistas capitaneado pelo Mitre, na qual mostrava uma carranca de incredulidade. Quem vê o Doria falar com a aquela fluência verborrágica típica de locutor de TV acha que o mesmo tem a fórmula mágica para todos os problemas do Estado de São Paulo e, claro, com apenas dois anos de Governador, ele os terá, também, a fórmula mágica para resolver todos os problemas do país. Fez isto com a Prefeitura de São Paulo, agora no Estado, quererá fazê-lo, também, para trampolinar à Presidência da República. O companheiro de "O aprendiz" no programa do Justus fala tanto impropérios, sem refletir nas colocações que o faz, talvez apostando que a maioria dos brasileiros esquecem do que fala e promete! No citado Programa de hoje da BAND o indigitado governador diz que vai fazer milhões de coisas "sem nenhuma" dificuldades orçamentárias, nem mesmo das obras mais exponenciais. Citando, entre muitos problemas, os das Delegacias do interior do Estado que estão todas abandonadas, com carências mil, algumas das quais, segundo citou, estão "caindo aos pedados". Segundo suas palavras "farei a recuperação total de todas as Delegacias através de parcerias público/privadas; já pedi ajuda financeira ao Presidente Bolsonaro etc...etc. Ele (o Doria) bem sabe que parceria público/privadas só cabe em atividades que se presume dar "resultados de mercado" e não nas que são ônus típicas de orçamento estatal como o é "este caso" e os demais da área da Segurança Pública. Se nós "criativamente" olharmos sob a "ótica mercantilista" tudo pode resultar em "faturamento" para os especuladores do mercado, mas este não deve ser a filosofia de uma Nação que quer o Estado de bem-estar social. Em tempos passados quando surgiu a gripe H1N1 quem era o proprietário do Tamiflu, um antiviral para este tipo de enfermidade? Para os que fabricam equipamentos para segurança patrimonial quanto maior forem os roubos e assaltos melhor para este tipo de empresários.
segunda-feira, 25 de março de 2019
A REFORMA DA PREVIDÊNCIA É UM ENGODO!
REFORMA
DA PREVIDÊNCIA É UM ENGODO! (1)
Não
existe previdência social! O que existe é Seguridade Social, o que é um
objetivo constitucional mais amplo e abrangente. Vocês observem que o
governicho só menciona Previdência Social como se este fosse dissociada da
Seguridade Social prevista nos arts. 194 a 203, dividida em três Secções, ou seja, a Seção I – Da Disposições Gerais,
Seção II – Da Saúde, e Seção III – Da
Previdência Social e Seção IV – Da Assistência Social. Portanto, a Seguridade
Social é ampla em face das Obrigações do Estado perante os cidadãos
brasileiros. Previdência Social é apenas uma Seção da Seguridade Social, da
qual querem “extirpá-la com imensa dor social”, visando a cooptação do número
de parlamentares necessários, como o fizeram quando da cassação da Presidenta
Dilma Rousseff. Já existem inúmeros estudos e trabalhos provando
substancialmente que a Seguridade Social não é deficitária, mormente se for
considerado inúmeras distorções, como os desvios de recursos inadequados e o não
pagamento da “quota estatal” no orçamento da Previdência Social. O governo
alega que a urgente Reforma da Previdência é imprescindível para salvar o País
do caos. E até mandou um recado ao desinformado povo que se a mesma não sair até
o primeiro semestre, talvez até não seja possível pagar os salários dos
servidores em Julho deste ano. É uma forma terrorista deste governicho de
pressionar os membros do Congresso (Câmara e Senado) a aderir ao apoio de seu
intento. Será que todos os eleitores que elegeram os atuais parlamentares
acreditam piamente nisto! Porque só a
Previdência é a salvação nacional! P’ra começo de conversa o Sistema não é
deficitário e não precisa de tanta urgência, já que ele (Sistema) obtém
recursos de outras fontes que nunca foram reavaliadas e reformuladas, tais como
os da Classe Patronal e do próprio Estado brasileiro, pois sua fonte de receita
“deveria” estar assentada corretamente num “tripé” (contribuintes, empresários
e Estado), além de outras incluídas posteriormente, como, por ex., parte das
Receitas das Loterias. O atual govrno alega que com a “reforma” a nova Previdência
vai economizar um trilhão de reais em dez anos. Pois eu afirmo com a experiência
que tenho da área de Administração Tributária que só com as Reformas
Tributárias e do Estado brasileiro (completa) o país economizaria isto em
apenas dois anos. Pensem nisto
Ver: FacebookTwitterGoogle+WhatsAppLinkedInEmailTelegramCompartilhar269
Ver: FacebookTwitterGoogle+WhatsAppLinkedInEmailTelegramCompartilhar269
sábado, 9 de março de 2019
O GAROTO PROPAGANDA DOS ESPECULADORES FINANCEIROS....
O garoto-propaganda, mais títere do
que PR, dos especuladores financeiros (banqueiros, rentista, agiotas
etc.), está pedindo urgente a "reforma" da Previdência, dando-a como a
"salvação do Orçamento do Estado" e, consequentemente, da Nação. Alegam
que em dez anos terão economizado um bilhão de reais. Não existe
falsidade tão mal concebida com esta! Só com a Reforma Tributária
(completa, né?) e do Estado, reduzindo em até 40% (quarenta) os ônus com
os cargos (muitos deles fantasmas e laranjas), as vantagens e
adicionais aos Deputados e Senadores, do Judiciário e do Executivo em
apenas dois anos o governo reduz muito mais que isso. É que na "Reforma
da Previdência" a "corda arrebenta p'ro lado mais fraco", ou seja, do
trabalhador e do povo em geral, aumentando seu ônus, mas reduzindo
substancialmente na PS o ônus da "classe patronal". O pior de todo "esse
quadro caótico social" é que a "Mídia" perfidamente colabora para não
perder os "faturamentos futuros". (Veronesi,I.)
domingo, 3 de março de 2019
PORQUE O ESTADO BRASILEIRO SÓ INVOLUÍ...
Vocês já perceberam que o Estado
brasileiro só involuí? Ou seja, passa anos, décadas e até séculos e não vemos
avanços para chegarmos a uma potência econômica, soberana e autodeterminante, com
qualidade e não quantidade (1). O país já esteve na 4ª posição no “ranking” das
potências econômicas, mas lembre-se que este patamar é baseado na produção
primária, ligada a agricultura e pecuária, hoje um pouco sofisticada em face do
alto crescimento fomentado pelo agronegócio. Getúlio Vargas quando esteve pela
última vez à frente da Presidência da República queria um país forte e
soberano, por isso dotou-o de uma infraestrutura necessária à indústria de base, tais
como petróleo, siderurgia, metalurgia, rodovias e ferrovias, enfim que o
fizesse para o alavancamento de outras atividades derivadas, visando a independência de suprimentos na América do Sul. Por isso mesmo, teve grandes adversários
políticos (2) que estavam interessados, não “graciosamente, claro”, a facilitar
o trânsito de interesses internacionais. O próprio Getúlio era conhecidíssimo não como
comunista, mas como nacionalista, portanto contrário aos interesses do capital
internacional. É célebre o caso da implantação das Bases Militares Americanas
no Rio Grande do Norte na II Guerra Mundial (3) que abrigou mais de 10.000
militares norte-americanos, as quais Getúlio se opunha, mas cedeu às suas
instalações mediante condições. Hoje, a população brasileira esclarecida sabe
que não existe mais siderurgia e metalurgia sob o controle brasileiro. Ora,
se os dois segmentos antes mencionados, estivessem sob o comando de governos “nacionalistas
e dinâmicos” as atividades das indústrias relacionadas seriam estimuladas e
multiplicadas. Claro que muitas indústrias brasileiras dependentes do ferro e
do aço chegaram ao médio e grandes de portes, mas como muito sacrifício em face dos custos
internacionais destes insumos. Somados os custos tributários e financeiros que
são os principais motivos porque nossos veículos, navios e embarcações são pouco
acessíveis à população, mesmo as de classes média, média/alta, a não ser com
financiamentos de longo prazos. Sem entrar no mérito das demais reformas,
constatamos que o recém-empossado governo “bate” insistentemente na “Reforma da
Previdência”, como se fosse a “salvação nacional”, mas deixa como incertas, inúmeras
reformas de extrema importância para ao país, como a Tributária e do Estado
brasileiro, hoje altamente deficitário, pesadamente anacrônico e custoso ao
provedor brasileiro, ou seja, o contribuinte. Enquanto isso, no âmbito das
casas legislativas federais (Câmara e Senado), mesmo sob experiências
desastrosas das últimas décadas na condução do país, as alas partidárias não se
atêm ao fim último em benefício do país, mas nas imediatas vantagens partidárias
e no jogo do “dinheiro e poder”.
(1) https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/12/101227_eralula_economia
(2) O mais persistente e ferrenho, foi o Dep. Carlos Frederico
Wernewck de Lacerda ou simplesmente Carlos
Lacerda. Ver em https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Lacerda
(3) https://pt.wikipedia.org/wiki/Natal_na_Segunda_Guerra_Mundial
e https://www.dw.com/pt- br/brasil-relutou-at%C3%A9-entrar-na-guerra-ao-lado-dos-aliados/a-18426613
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
UM PENSADOR A SERVIÇO DO BRASIL...
Quem acompanha as atividades e
atos do governo bolsonaro (letra minúsculo mesmo!) percebe que o
mesmo está apostando tudo de forma clara na reforma da
previdência, como salvação nacional! Este governo que mostrou
claramente a que veio, esquece que se a Previdência, antes como
um provento do trabalhador brasileiro, mesmo com alguns desvios
a serem corrigidos, como os altos salários em Brasília e nos
Três Poderes, os privilégios do Congresso, o mais caro do mundo,
vocifera aos quatro cantos do país e do mundo como se todos os
habitantes deste tupiniquim não lobrigasse as maldosas intenções
da hegemonia financeira, a buscar mais lucros e rentabilidade
para o já abastados cofres dos banqueiros, rentistas,
especuladores do mercado do dinheiro. Vê-se, claramente, nos
meandros da proposta apresentada ontem pelo próprio presidente
(letra minúscula), que todos as variantes é no sentido de
empobrecer o povo brasileiro, em especial os idosos e exigindo
mais do parco poder aquisitivo do trabalhador da classe média. É
só notar que todos os prazos de recolhimentos de contribuições
foram estendidos, médias para cálculos rebaixadas, pedágios para
pagar, sem contar a idade exigida para aquisição ao direito a aposentação, ou seja, 62 anos para mulheres e 65 para os homens, etc...etc. Todavia, o mais preocupante desta jornada
temível é que, com os recursos arrecadados e não devolvidos em
benefício do trabalhador, qual seja o excesso de contribuição
acima do teto a ser pago a todos os aposentando e aposentados, a
dinheirama toda vai para o mercado de fundos que já se mostrou
altamente prevaricadores, sem contar a insegurança e
inconsistência em sua administração, que a maioria dos fundos de
pensão apresentaram, cujo enredo estaria preso nosso principal
ministro deste governo, o sr. guedes (todos com letras
minúsculas), até hoje não apurado devidamente, nem tão pouco
esclarecido! Se o governicho anuncia como uma fábula a economia
de um trilhão de reais em dez anos com a "nova previdência
social", em apenas um ano perdemos alguns trilhões todo o ano
sem as Reformas estruturais e altamente necessárias como as
Tributárias e a do Estado brasileiro, em especial nos órgãos de
controle (Tribunais de Contas, Controle Internos, Controladoria
Geral da União, Tribunal de Contas dos Estados e até mesmo os
mecanismos da Polícia e do Ministério Público Federal.
Ivan Veronesi é um pensador a
serviço da humanidade.
Assinar:
Postagens (Atom)