A concessão de
pedágios no Paraná, penso que foi “obra do diabo”, já que além de uma amarração
contratual ruinosa e hermética, foram permitidos por governos estaduais
anteriores que os valores das tarifas ficassem acima de custos susportáveis
pelos transportadores de cargas diversas, mercadorias e gêneros alimentícios. Ainda
conforme o Sr. João Paulo Koslovski, Presidente da OCEPAR, no caso do
transporte do milho o custo do pedágio representa por volta de 7% do valor do
produto, valor que, às vezes, é mais do que o ganho do produtor. Segundo, também,
o próprio Presidente da OCEPAR (1) as tarifas da BR 116 no Mato Grosso do Sul e
Norte, na BR 040 que passa por Goiás, Minas e Distrito Federal, inclusive na
própria Via Dutra as tarifas ficam em média abaixo R$ 3,50 enquanto que no
Paraná as mesmas tarifas para um percurso de 100 quilometros atingem mais de R$
11,00 (onze reais). O governo de Roberto Requião tentou negociar e até entrou
na Justiça para tentar amenizar os custos das tarifas, todavia a Concessionária
(Ecovia) foi inflexível e até arrogante quando pediu uma indenização de mais de
3,5 (três bilhões e meio) de reais, valor realmente impagável por qualquer
Estado brasileiro. Além disso, é preciso que se escancare que estas “prestadoras
de serviços” têm “faturamentos estratosféricos”, pois só no ano de 2014 sua
Receita foi de 1,84 (um bilhão e oitocentos e quarenta milhões) de reais e seus
lucros idem. Determinado pelo Ministério do Transporte ao governo do Paraná
para um estudo visando à renovação de período contratual a terminar em 2021,
veja quem o Governador indicou para a equipe de estudos (2). Claro que visando
ao interesse dos usuários que são os que suportam os custos tarifários do
pedágio, teria sido de “bom alvitre” que o “alcaidezinho” tivesse nomeado
pessoas de instituições representativas da população paranaense, tais como
associações, sindicatos e principalmente da OAB/PR (Ordem dos Advogados do
Brasil), Seção do Paraná. Veja que realidade dura para os paranaenses que
receberam uma “herança funesta” de um governo do passado que, segundo a Mídia,
foi um dos melhores do Paraná. Fica, pois, claro que o povo paranaense deve dar
um basta em contratos com a iniciativa privada que não atendam o mínimo
razoável do interesse público.
(2)http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/104644-pedagio-iii-renovacao-antecipada-sofre-resistencia-na-assembleia-legislativa
E aí "cara pintada", se você não gosta de "Pedágio" caro, por que não se manifesta? Fico esperando sua opinião.
ResponderExcluir