tag:blogger.com,1999:blog-9053997110591528505.post4599468322546414772..comments2022-12-30T14:07:48.692-03:00Comments on Blog do Veronesi: A MATRIZ VIÁRIA DO BRASILblog do veronesihttp://www.blogger.com/profile/09710627695067491834noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-9053997110591528505.post-3431927202745118372017-04-08T17:28:42.731-03:002017-04-08T17:28:42.731-03:00Trecho da obra de Moraes, reproduzindo a fala de D...Trecho da obra de Moraes, reproduzindo a fala de D. Romualdo de Seixas:<br /><br />"Em 1826, isto é, quatro anos após a emancipação politica do Brasil, erguia-se já, no seio de sua representação nacional, uma voz eloquente a favor da navegação de nossos grandes rios.<br />Experimentamos um sentimento de bem entendido orgulho, reproduzindo aqui o notavel discurso pronunciado na sessão de 12 de Junho do referido anno, pelo então deputado Romualdo Antonio de Seixas, fallecido arcebispo da Bahia e Marquez de Santa Cruz.<br /><br /><br />« Todas as nações cultas e policiadas, dizia o sabio e virtuoso prelado, têm olhado como um dos primeiros objectos dos seus cuidados e da sua vigilancia, a navegação dos rios, a abertura de estradas e canaes, que facilitão a mais prompta communicação entre os differentes pontos da superricie dos stais Estados: todos esses vehiculos e meios de communicação são como vêas, que fazem circular o sangue, e os espiritos vitaes da cabeça ás extremidades, e das extremidades á cabeça do corpo politico; é por este modo que a acção e a*energia do governo, se propaga rapidamente por toda a circumferencia de um grande imperio, onde a unidade politica será tanto mais solida e duravel, quanto as relações das suas provincias com o centro do governo forem mais prometas e menos difficeis."AURELINO SANTOS JR.https://www.blogger.com/profile/15151072982240973509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9053997110591528505.post-2458882158068707342017-04-08T17:21:38.564-03:002017-04-08T17:21:38.564-03:00Prezado Veronesi.
Esse seu artigo é de 2010, mas...Prezado Veronesi. <br /><br />Esse seu artigo é de 2010, mas li-o, pela primeira vez, tão-somente, em 2011 e posso assegurar que foi um marco divisório na minha visão, em que pese sobre o tema já tinha, antes, tido algumas referências com pessoas de gerações anteriores, desde os tempos de meus 14 anos quando comecei a melhor perceber alguns cenários que nos cercavam.<br /><br />Mas a figura do Marechal, matemático, geógrafo e engenheiro Eduardo José de Moraes e seu magistral trabalho, encomendado por D. Pedro II e apresentado em Paris-FR no ano de 1869, impressionou-me deveras, muito mais pelo brutal esquecimento que seu nome e sua obra sofreram nos anos que se passaram até os nossos dias. Daí fiquei curioso em ter acesso ao livro e passei a pesquisar usando diversos argumentos de busca e finalmente encontrei em e-book, a obra inteira,digitalizado pelo Google da biblioteca de Stanford. Tenho em PDF. <br /><br />Posteriormente, o livro foi reeditado e ampliado (o dobro de páginas), em 1894 e essa reedição encontrei e baixei da Biblioteca do Senado. Muito interessante a parte em que Eduardo Moraes referencia a repercussão na imprensa em relação à primeira edição, na parte: Carta ao Leitor. <br /><br />Hoje quando vejo as obras de infraestrutura serem direcionadas por interesses logísticos imediatistas, em razão de escoamento de commodities olvidando o aspecto da integração geográfica, lembro da tentativa de Eduardo Moraes e como a história o esqueceu. <br /><br />Cumprimentos pela bela e resgatadora matéria,prezado.<br /><br />Cordialmente<br /><br />Belém-Pa, 08 de abril de 2017<br /><br /><br />Aurelino Sousa dos Santos JúniorAURELINO SANTOS JR.https://www.blogger.com/profile/15151072982240973509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9053997110591528505.post-51257654321746973212014-05-13T18:31:18.178-03:002014-05-13T18:31:18.178-03:00Onde estão os engenheiros e planejadores do "...Onde estão os engenheiros e planejadores do "sistema viário" que se submeteram aos interesses econômicos para optar pelo modal rodoviário ( o mais caro!) e congestionante para as Regiões Metropolitanas e rodovias internas, todavia atenderam às montadoras de veículos (carros e caminhões), grandes empreiteiras e distribuidoras de combustíveis etc., que muito pouco contribuíram com a desejável geração de empregos. Blog do Veronesihttps://www.blogger.com/profile/16243550253043558314noreply@blogger.com