sábado, 16 de setembro de 2017

MOBILIDADE URBANA E INTERURBANA...

A MOBILIDADE URBANA E INTERURBANA...


O maior crime praticado no Brasil nesse segmento foi impedir por causas escusas, a introdução de outros modais de transportes de pessoas e de cargas. Mas, isso não foi por acaso, nem tampouco por incompetência de pessoas (meros gestores) (1) responsáveis por estas áreas de atividades. O Brasil, lamentável e, adredemente, optou, ainda que de forma precária e finita, apenas pelo rodoviário, o mais oneroso e problemático de todos os disponíveis, sem contar que desativou o transporte ferroviário, deixando criminosamente suas malhas, vagões e composições ultrapassados apodrecendo e sucateados, mesmo os privatizados, como o caso de ALL (América Latina Logística) e outras pelo país afora com finalidade turística também precária, como é o caso da Serra do Mar no Paraná. Utilizar os rios, que são muitos e navegáveis, nem pensar, já que este modal é menos oneroso e, por isso, não desperta interesse à hegemonia mafiosa deste “gigante totalmente adormecido”. Temos, amiúde, visto Capitais como Curitiba, onde nunca se pensou em projetos como Metrôs e Trens de periferia, ou melhor, se pensou sim, mas foram todos abortados por "pressão consentida" de segmentos das empresas de ônibus de cinco famílias, para continuar andando nas “canaletas” subutilizadas onde se encontra os Tubos sufocantes, sem conforto e perigoso para a saúde dos usuários, nas quais se poderiam estar correndo os VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). Assim, vamos suportando na cidade  um “Transporte Público” (ônibus) controlado por uma “caixa preta” chamada URBS (2), agora ainda mais protegida pelo Prefeito eleito, cada vez pior e problemático, açodado por greves, tarifas que aumentam aos “suspiros do petróleo”, já que este se submete a preços externos em cotações do “dólar”, pois a Petrobrás sucateada não consegue ser autossuficiente na produção, hodiernamente, mais do que nunca, pois o Serra conseguiu fatiar de forma ruinosa (3) para o país a potencialidade das reservas do Pré-sal. Sem contar que o modelo brasileiro, se é que assim podemos adjetivar, está com suas vias totalmente congestionadas, tanto nas estradas, mal projetadas e construídas, quanto nas vias urbanas das cidades, sendo o maior exemplo, o de São Paulo. Se o país tivesse adotado outros modais, como, por exemplo, os trens elétricos e rios, as rodovias não teriam o acúmulo de veículos que temos hoje com acidentes pavorosos ceifando vidas que sobem a mais de 50 mil por ano (4).  Se não mudarem a curto prezo, com certeza, vai ficar PIOR! Quem tem o maior interesse na manutenção deste modal são fábricas de pneus, de ônibus, caminhões em larga escala, distribuidoras de petróleo e outros produtos afins. Para as empreiteiras de Obras não faz diferença, já que as mesmas terão serviços em quaisquer dos modais. A grande Paris (5), por exemplo, com 12 milhões de habitantes é uma cidade bem planejada em matéria de mobilidade. Lá você, turista ou não, dispõe de sete modalidades de transportes, quais sejam: metrô, trens elétricos e rodovias de periferia de alto tráfego, o rio Sena e seus afluentes, todos utilizáveis, VLTs pelas grandes avenidas, ônibus, táxis e Uber. Sem contar o excelente acesso ao interior do país. Quer mais? Vai lá que você vê! Mas, lá na França predomina o “legítimo interesse público”, como é e deve ser. Aqui predomina o aleivoso “interesse privado” dos mais corruptos.


(1) Administradores profissionais tem compromisso com a Ciência da Administração.
(2) https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/            
(4) http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/09/mais-de-50-mil-pessoas-morrem-por-ano-vitimas-de-acidente-de-transito.html   
(5) https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Paris 

Um comentário:

  1. E aí brasileiros polêmicos, vocês estão ânimo para debater os grandes temas que impactam o país? Ser proativo é indispensável para nossa sobrevivência.

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