sábado, 27 de maio de 2017

PENSAMENTO DO DIA ...

MOBILIDADE URBANA E ENTRE CIDADES BRASILEIRAS
(uma conduta criminosa e corrupta dos governos da república)

Quem conheceu recententemente a França e a Alemanha, especialmente, sabe por que lá funciona a mobilidade em seus países. Transportes rodoviários, ferroviários, metroviários e aquaviários por todos os lados. Aliás, em toda a Europa, o turista e os cidadãos podem optar por qualquer um, pois todos são de excelente qualidade e rápidos. Em Paris, por exemplo, você turista tem cinco opções para se deslocar de sua hospedagem, ou seja, trens elétricos, ônibus, metrô, rios (Sena e outros, todos navegáveis) e o VLT no meio das avenidas onde também trafegam os ônibus. Por isso, com a compensação de transportes, não se vê congestionamento, exceto por acidentes graves, nas estradas. E por que lá é assim? Por que predomina o interesse público em todos projetos e empreendimentos, sejam econômicos e sociais. E aqui no Brasil o que predomina? Só os interesses privados, quando não corruptos e criminosos, como é o caso de Curitiba (capital do Paraná), cidade considerada uma “Pérola” (imaginem!), onde apenas cinco famílias dominam o transporte da cidade na base de ônibus superlotados nas horas de pico. Essa é a infeliz diferença, onde o povo, que paga tudo, não tem vontade nenhuma! A cidade de São Paulo, por exemplo, em dias de chuva intensa, todos rezam para não acontecer acidentes nas pistas de tráfego rápido; se isto acontecer a lentidão dos veículos e congestionamentos variam de 30 a mais de 200 quilômetros. Se a cidade de São Paulo tivessem cinco opções de locomoção como Paris que possui trens elétricos de periferia, metrô com doze linhas subterrâneas, rios (Sena e afluentes), veículos leves sobre trilhos e, por último, ônibus, teria sido resolvida a sua mobilidade urbana e ainda com redução de custos como no caso das ferrovias (1) e hidrovias (2). Aliás, você não vê por toda Europa só a modalidade rodoviária de locomoção, sabe por quê? Porque lá predomina o “Interesse Público”. Sem contar os inúmeros acidentes que ceifam vidas inocentes e outras tantas inutilizadas para o trabalho com custos elevadíssimos (3) para o Estado brasileiro em hospitais e clínicas de recuperação, bem como prejuízos materiais de grande monta. Esta é uma (rés) pública que maldosamente abandonou as boas ferrovias e rios para atender aos interesses das multinacionais do petróleo e das fábricas de veículos rodoviários, pneus e acessórios. Alguém pode me dizer quem foi o responsável por isso? Eu sei!


(3) http://vias-seguras.com/os_acidentes/custo_dos_acidentes_de_transito/ipea_estima_custo_anual_com_acidentes_em_r_40_bilhoes    

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