sexta-feira, 10 de março de 2017

PENSAMENTO CONCEITUAL...


LIDERANÇA POPULISTA?

Liderança populista ou populismo foi um termo cunhado pelo neoliberal capitalismo tupiniquim (vide abaixo), em especial os da direita, para alcunhar um líder ou liderança política bastante popular ou prestigiada que está em crescente ascensão junto aos eleitores do país (1), visando desmoraliza-la lhes atribuindo qualidades demagógicas e afirmações falazes. A prática assistencialista que atribuem os neoliberais capitalistas aos chamados populistas na verdade é uma decorrência de um modelo econômico excludente onde poucos ficam cada vez mais ricos e muitos empobrecem de maneira avassaladora.   

(1) Qualquer semelhança é mera coincidência.   

 

Populismo*


(po.pu.lis.mo)
sm.
1. Bras. Pol. Tendência política de buscar o apoio do povo pregando, sinceramente ou não, a defesa de seus interesses, e que se utiliza ger. de práticas assistencialistas. [Cf. demagogia e demagogismo.]
2. Pol. Ação de caráter populista.
3. Liter. Gênero literário de temática popular.

Um comentário:

  1. E daí leitores anônimos não querem opinar? Todos nós temos capacidade de pensar, todavia os pensamentos devem ser materializados e publicados para que o público possa saber se os mesmos são consentâneo com a realidade social.

    ResponderExcluir