sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UM MODELO EM AGONIA FINAL...

Enquanto o mundo não tinha acesso às informações verdadeiras, partidas de suas fontes, onde os fatos se produzissem por forças que também sofriam seus impactos, o mundo continuaria manipulado e a opinião da maioria dos habitantes do planeta convergir-se-iam para um alinhamento. Agora tudo mudou! A população do mundo explodiu; o espaço vital diminuiu e a pobreza crônica, as guerras e os conflitos geraram as grandes hordas de migrantes que constituem para os países ricos presenças indesejáveis.  A “internet” informa em tempo real tudo que acontece no orbe com versões verdadeiras dos fatos desfavoráveis ao modelo imperante. Pronto! A hegemonia dominante está nua e só poderá conter a humanidade pela “força bélica”. 

            Veja-se que no meu tempo de juventude a maioria de nossos pares não tinha opinião formada, muito menos consciência dos fatos acontecidos em seu próprio bairro, quanto mais na cidade, no Estado, no país ou no mundo.

            Dificilmente, ou melhor, era impossível encontrar-se um livro, obras, periódicos etc.,  que relatasse fatos e emitisse opiniões sobre o comportamento sócio-político dos países de forma independente e imparcial, a não ser os de convicção de esquerda, fora dos países comunistas, que  representavam um pensamento de no máximo 2% (dois) por cento da população mundial. John Perkins em sua obra “Confissões de um Assassino Econômico”, Editora Cultrix, 2005, na pág. 13 de seu Prefacio, diz o seguinte:

            No esforço para expandir o império mundial, as corporações, os bancos e os governos (coletivamente a corporatocracia) usam as suas forças financeiras e políticas para assegurar que as nossas escolas, empresas e meios de comunicação apoiem tanto o seu conceito falacioso quanto o seu corolário.

            Para quem não sabe John Perkins foi alto executivo de empresas ligadas a vários governos norte-americanos e a CIA, encarregado de abrir frentes em vários países do mundo, onde as fontes de recurso naturais fossem atraentes.

 
            
 
 

Um comentário:

  1. Não seja um convencido sem saber a "verdade verdadeira".! Certo? Se não vc vai tomar por verdades uma mentiras e certamente será um teleguiado da fantasia neoliberal capitalista.

    ResponderExcluir