sábado, 6 de julho de 2013

TODO CRIMINOSO TEM SEU DIA DE ARREPENDIMENTO

PENSAMENTO DO DIA – 06-07-2013

TODO CRIMINOSO TEM SEU DIA DE ARREPENDIMENTO

Snowden (1), um jovem norte-americano de 30 anos, ex-Agente da Cia, cansado de praticar atos reprováveis e criminosos contra a liberdade, a autodeterminação e soberania dos povos, resolveu por ato de compunção, denunciar ao mundo um enorme esquema de espionagem que os USA vem desenvolvendo através do projeto de monitoramento global denominado PRISM. E porque o John Perkins (2), outro Agente da voracidade norte-americana revelou através de seu livro “Confissões de um Assassino Econômico” e não foi alvo do ódio por interesses feridos? Fácil o diagnóstico, né? No caso de Perkins, este estava a serviço de interesses privados, embora condenáveis! No de Snowden, este põe em risco fatal a já desgastada confiabilidade de um país que se dizia aliado dos “povos livres” do planeta! Agora, eu pergunto, porque os USA tem tanta necessidade de saber através de meios reprováveis quais são os entendimentos “via telefone e/ou virtual” entre países? Será simplesmente “só para saber” como perguntou o caboblo tímido e sem assunto na festa junina ao ver a moça sair do banheiro o que a ela foi fazer lá ou se por trás disso armam uma “prévia bravata” contra estes países “relativamente soberanos”? O que causa estranheza nisso tudo é como um país como a Rússia que parecia neutra, não tomou nenhuma atitude para proteger um jovem agente que no passado delinquia, mas resolveu contar a verdade ao mundo tudo o que sabia como a um gesto de alivio de sua consciência? A espionagem da “Inteligência Americana” (ou burrice?) e tão acintosa que, além de criminosa do ponto de vista dos Tratados e do Direito Internacional, dá a qualquer país o direito “fazer o mesmo”, isto é, buscar a reciprocidade na mesma intensidade. Para que o mundo tenha uma ideia, a captação de dados/informações nos moldes que os USA está impondo ao mundo, dá-lhe condições de saber quais os planos bélicos, vasar informações sobre “licitações nacionais e internacionais”, enfim preparar-se para enfraquecer ou esvaziar quaisquer projetos de interesses de outras nações. Lembram-se do Projeto SIVAM (3) na Amazônia, no qual a empresa norte-americana Raytheon alijou a francesa Thomsom-CSF por possuir através de “grampos telefônicos” informações sigilosas obtidas na escuta de funcionários da segunda.  Ainda bem que existe países como a Venezuela e a Nicarágua que já tem certeza que o “rei encontra-se completamente nu”. No meu entendimento se o mundo “não apoiar a atitude” do jovem Snowden, ele estará passando um atestado de submissão e covardia, além de uma humilhante cumplicidade. (Veronesi,I. – É um humilde pensador)     
(1)           Edward Joseph Snowden (Elizabeth City, Estados Unidos, 21 de junho de 1983) é um administrador de sistemas americano e ex-agente da CIA, que denunciou ao mundo a espionagem realizada por conta do governo americano em comunicações e tráfego de informações, pelo material sigiloso do programa de vigilância PRISM da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos aos jornais The Guardian e The Washington Post. Do Havaí, onde trabalhou na Booz Allen Hamilton, e antes de revelar documentos sigilosos aos jornalistas, Edward Snowden primeiro fugiu em 20 de Maio 2013 para Hong Kong, onde esperava conseguir asilo político. A pedido de autoridades norte-americanas de extradição, não teve sucesso e não cumpriu com as exigências do governo de Hong Kong. Em 22 de Junho 2013 as autoridades federais dos Estados Unidos apresentaram acusações formais contra esse ex-agente da CIA, pelo vazamento de dados secretos do governo que revelaram detalhes do projeto de monitoramento global, denominado PRISM, que monitorou as conversas telefónicas e transmissões na internet de cidadãos dos EUA e de outros países. Ele foi acusado também de espionagem, roubo e transferência de propriedade do governo, em um documento confidencial, apresentado em um tribunal federal da Virgínia, disseram funcionários americanos à imprensa local. Em 23 de Junho de 2013, Snowden embarcou em um avião comercial da Aeroflot, desde Hong Kong para Moscou. Na manhã de 24 de Junho de 2013 perdeu-se sua pista na área de trânsito do Aeroporto Internacional Sheremetyevo. Ver em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Snowden

(2)              Como Jonh Perkins atuava. A consultoria internacional MAIN, que seria um braço da Agência de Segurança Nacional, possuía um quadro de peritos, todos com vistosos currículos, que conferiam credibilidade a seus projetos econômicos.
Perkins foi contratado inicialmente para fazer previsões de carga energética, ou seja, determinar quanto uma instalação de determinadas dimensão e localização geraria de energia elétrica no futuro e qual seria seu lucro em razão da venda da energia produzida. Esses números eram ultradimensionados de forma a fazer com que os países tomassem empréstimos na expectativa de pagá-los com os lucros a serem auferidos no futuro. Como esses lucros não se concretizavam, os países se tornavam devedores de empréstimos impagáveis.
Estudos semelhantes eram feitos com ferrovias e rodovias, por exemplo, em que o volume estimado de carga transportada no futuro acabava por ficar aquém da realidade. Ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Perkins


(3)    http://pt.wikipedia.org/wiki/SIVAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário