sexta-feira, 17 de junho de 2011

LUCROS INCESSANTES versus VIDAS CESSANTES


No meu entender as psicoses e esquizofrenias estão no ar, no etéreo, vibrando negativamente, através de uma “pseudocivilização” que optou por um modelo econômico/social que valoriza mais o material e o status social; vai incessantemente e de forma predatória à busca de recursos naturais e insiste no erro dos mentores do modelo (Smith, Keynes, Friedman etc.), aliás, manifesto pelos resultados das graves crises cíclicas monetaristas, cujos prejuízos ficam para os pobres, vemos claramente estar a merecer uma urgente mudança em que o social (homem coletivo) seja o centro das atenções.
Não vemos de forma honesta nos programas de televisão temas de educação para a vida e caminhos do bem! A principal ênfase que se deve dar é no fortalecimento, coesão e educação da família aos valores virtuosos, para se estender irreversivelmente na escola. Os professores são os profissionais mais desvalorizados nos países pobres, apesar de necessitar de bom preparo e nível universitário. O que vemos são programas de TVs e alguns meios de comunicação exaltando a vaidade, a beleza, os mexericos, as intrigas e a posição material de forma vazia e superficial, além de ensinarem como bem exterminarem os animais, semelhantes ou não.
Os meios de comunicação em geral, na maioria monopolizada, dão ênfase só no consumismo enos valores materais, já que o foco da teoria daqueles pensadores está centrado na demanda de poucos, pois os mecanismos de “lucro, mais valia e renda” são germens espontâneos adredemente preparados para não serem auditados previamente. Os que não estão convencidos disso que estudem com “isenção de tendências” qual foi o prejuízo monetário disseminado pelo mundo afora pela crise imobiliária desencadeada a partir dos USA e países alinhados e aliados. Foram mais de 25 trilhões de dólares (moeda emitida - podre) para salvar bancos e megaempresas “desmanteladas” pelo capital internacional. E o que se viu com as medidas tomadas em gabinetes pelos mentores do modelo? Foi que tudo permaneceu como dantes, no entanto, alguém vai pagar o “rombo monetário” em longo prazo, já que os “títulos podres” garantidores destas gigantescas emissões de moedas, estão disseminados por todos os países do planeta.
Toda essa concentração de riqueza e desperdícios moralmente incontroláveis está longe de ser empregada para o aperfeiçoamento holístico do mundo, mas para locupletar poucos grupos que hoje tentam reprimir com ações sub-reptícias e mecanismos bélicos demolidores da comunidade mundial que se rebela contra esta ordem injusta.
Há mais ou menos uns 40 anos um primo muito estudioso de todos os conhecimentos terrenos (metafísica, cabala, budismo, esoterismo, espititualismo, filosofia pura etc.) já acumulados e os ainda em pesquisa, pediu minha atenção e contou-me um assunto que nunca esqueci. Disse ele (sic) “quando nosso planeta estiver em completa hecatombe por ação e omissão do homem na busca desvairada por lucro, acúmulo de riquezas e consumo compulsivo, ocupação predatória das florestas, esforço de produção industrial desmesurada, aí virão os “extraterrestres”, dos quais os terráqueos sempre tiveram como inimigos, para os socorros necessários, já que em seus mundos, em civilizações milenares anteriores, também se portaram da mesma forma. Por isso, extraíram experiências seguras para socorro às grandes tragédias.” Neste momento eu redargui, (sic) “mas primo você não acha que as grandes tragédias são causadas só por fenômenos climáticos e geológicos? Não meu caro primo! A ação deletéria do homem sobre a natureza do planeta é a principal causa.
O aquecimento do planeta causaram as descontrroladas frentes-frias que causarão as longas chuvas que encharcam o solo e as torrenciais arrastam tudo que está a sua frente causandos os grandes deslizamentos de morros e encostas. O aquecimento das águas dos oceanos causa o degelo das geleiras do ártico e antártico, que destroi as cidades e aumenta os níveis dos mares, influindo na vida marinha e desestabilizando as montanhas e as placas geológicas do fundo dos oceanos causando os maremotos. As megas cavernas após a prospeção de petroleo deixadas em vários pontos do planeta, muitas gaseificadas e as dentro dos mares e aceanos podem vir a desmoronarem-se causando crateras inimagináveis e a destruição total da Urbe. E daí, meu bom primo você acha que isso será reversível? Pode ser! Todavia, a mesma levará décadas, séculos ou até milênios, se, no entanto, o homem estiver disposto a mudar seu comportamento de vida na terra e principalmente o modelo econômico de sobrevivência.
O planeta não suporta mais o consumo exaustivo de recursos vegetais e naturais e a poluição aquática, terrestre e aérea! O continente sul-americano com a belíssima Amazonia, por exemplo, já que se desconectou do continente africano há bilhões de anos pode se transformar num grande deserto como o Saara por estar na mesma latitude, isto é, na linha tórrida do Equador.
Em conclusão primo! É possível salvar a “civilizaçao” atual? Em verdade...verdadeira, não! A próxima talvez sim, se os habitantes terrenos que restarem estiverem dispostos a aprenderem a lição deixada por esta destruiçao global! (Veronesi,I. – um simples pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário